Pacificação social em Anápolis

O Governo do Estado de Goiás através do Gabinete de Assuntos Estratégicos (GAE) – órgão vinculado à Secretaria da Casa Civil, Secretaria de Segurança Pública e Prefeituras Municipais trabalham juntos pela pacificação social.

Em reunião realizada no dia 27/06/2018 no 4º Batalhão da Polícia Militar em Anápolis, os representes do Governo Estadual em parceria estratégica com as autoridades municipais, forças de segurança e sociedade civil organizada discutiram a metodologia e o planejamento para a implantação do Programa Goiás + Segurança no município.

Foi realizado o trabalho de articulação institucional e fortalecimento de parcerias em Anápolis, agregando o Comando Regional e Comandos dos Batalhões da Polícia Militar, Comando do Policiamento Especializado - CPE, Delegacia Regional e Distrital da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal, Assessoria Especial de Segurança Pública, Companhia Municipal de Transporte e Trânsito, Procon municipal, Diretoria de Fiscalização de Posturas, Diretoria e Arquitetura e Urbanismo, Diretoria de Vigilância Sanitária e Secretaria de Governo, com o objetivo de  promover na cidade a redução dos índices criminais através de operações direcionadas de repressão qualificada, proporcionando uma cultura de prevenção e paz social.

O município já atuava de forma integrada, porém esse encontro promoveu o alinhamento e a sistematização das ações conjuntas no município com foco na redução das vulnerabilidades sociais e dos crimes contra a vida e o patrimônio.

Mais segurança

O Programa Goiás + Segurança é um pacote de medidas de curto e médio prazo que vão reduzir, ainda mais, os indicadores de criminalidade no Estado, além de garantir maior sensação de segurança à população. Como uma das medidas de curto prazo, foram alinhadas as ações do Programa Goiás Cidadão Seguro e do Pacto Social Goiás Pela Vida, para execução de ações transversais e segurança pública participativa.

“O programa visa fortalecer em Goiás uma política de segurança inovadora, respeitando as diferenças entre os atores envolvidos e entendendo que a complementação das atuações de forma integrada, proporciona sanar lacunas que fortalecem a prestação de serviço de segurança pública à população necessitada. O Gabinete de Assuntos Estratégicos trabalha justamente na identificação das congruências, no alinhamento dos interesses e na assessoria ao planejamento integrado de segurança pública entre os governos Federal, Estadual e Municipal”, explica Madson Ribeiro, gerente de pactuação e articulação do GAE.

As operações integradas, portanto, são amplas nos aspectos de mapear, identificar e atuar em aspectos diversos do tecido da sociedade como a observância ao restabelecimento da lei, da ordem e da ocupação dos espaços públicos e do cotidiano das comunidades com os serviços públicos preventivos como a cultura, o esporte e a educação inclusiva e participativa.

Para além delas, o município pode fortalecer através dos gabinetes de Gestão Integrada Municipal, suas estruturas de fiscalização, trazendo o ordenamento e a segurança institucional que a sociedade requer e que são a base de uma prevenção efetiva aos danos causados pela violência.