Sensibilização dos atores envolvidos em outas pastas municipais

As politicas nacionais pressupõem uma convergência de articulação dentre diferentes orgãos de um mesmo governo e de instâncias diferentes da administração pública: federal, estadual e municipal. E define a territorialidade e autonomia de cada município como  locus preferencial  da execução das ações, projetos e programas decorrentes dessas políticas seja de saúde, educação ou segruança pública.

Importância gestão integrada

Para ter êxito na implantação das pricnipais políticas nacionais, é preciso uma mentalidade de governança integrada em todas as frentes e de atuação de diferentes áreas da administração municipal com o estado e com o governo federal.

Articulação estado-municípios

É dever de cada estado da federação o suporte, o fornecimento de informações e apoio necessário para que os municipios possam desenvolver suas politicas de atenção e cuidado ao cidadão nas suas necessidades básicas.

Canais de Atendimento

O Gabinete de Assuntos Estratégicos GAE tem dentre suas funções promover a mediação, o suporte, a sensibilização de diversos atores e o  encaminhamento de demandas dos movimentos sociais, comunitários e dos municípios goianos nas áreas de educação, esporte, segurança pública, saúde e direitos da mulher bem como de outras que se demonstrarem prioritárias conforme as necessidades sociais observadas. Veja contatos em Fale Conosco.

Estratégia

A sensiblização ocorre por meio da prestação de serviços em fóruns e seminários conjuntos e na estruturação de pactos com metas e atores definidos, bem como o estabelecimento das formas de governança. Os municípios devem adquirir cada vez mais autonomia e capacidade de absorver as metodologias de trabalho, monitoramento de metas e de geração de informações consistentes.

Foram realizadas 02 edições do Programa Segurança Junto de Você em Goiânia e Luziânia com 4.153 atendimentos em 2016. Em 2017, as ações do Programa passaram a ocorrer  juntamente com as ações do Programa Pacto Social Goiás pela Vida; foram 23 Conferências Municipais do Pacto Social Goiás pela Vida para sensibilização em 2016 (18) e 2017 (05) e realizado 08 Seminários de Segurança Pública com foco na participação e envolvimento do ente municipal.

Em 2018 foram realizadas como resultado:

-  35 Operações com foco na redução dos homicídios em estabelecimentos de comercialização de bebidas alcóolicas de forma integrada com a Prefeitura Municipal, através do GGIM, nos municípios de Goiânia, Novo Gama, Anápolis, Valparaiso, Trindade, Luziânia, Rio Verde, Aparecida de Goiânia.

- Operação Regularidade – Terminais para restabelecimento da lei e ordem nos Terminais e Plataformas do Eixo Anhanguera, de forma integrada com a Prefeitura de Goiânia e Rede MOB;

- 03 Operações com foco combate ao tráfico de drogas pela fiscalização de estabelecimentos de moto taxi, oficinas e moto peças, de forma integrada com a Prefeitura Municipal, através do GGIM no município de Cristalina e Águas Lindas;

- 02 Operações com foco na redução do tráfico de entorpecentes em perímetros escolares, de forma integrada com a Prefeitura Municipal, através do GGIM nos municípios de Novo Gama e Senador Canedo, visando a apreensão de armas e prisão de criminosos procurados pela justiça.